Já em tempos me abespinhei com o facto de as provas de aferição de LIngua Portuguesa desconsiderarem, em parte, os erros de ortografia.
Explicaram-me, na altura, que era necessário compartimentar a avaliação de competências e que não se podia ajuizar correctamente de determinada capacidade sem deixar de olhar para outra. Assim um bocado como fazem os oftalmologistas, que nos tapam um olho para poderem avaliar correctamente a capacidade do outro.
Eu, como nunca tive a sorte de ter as minhas capacidades avaliadas sectorialmente, entrevi que seria devido a tal pecha que não compreendia claramente a situação. E calei-me!
Não fiquei, por isso, surpreendido que fosse depois revelado que, também nas provas de Matemática, podiam existir várias respostas certas. Ainda que, tal como no "Triunfo dos Porcos", algumas fossem mais certas do que outras.
O meu desconhecimento dos "rudimentos das técnicas de avaliação" e a minha ausência de "noções básicas sobre os processos de aprendizagem" impedem-me de perceber como pode ser cotada uma resposta que admite poderem colocar-se 4,5 copos numa prateleira. Felizmente não era pedido para calcular quantos copos caberiam em 2,37 prateleiras...
Explicaram-me, na altura, que era necessário compartimentar a avaliação de competências e que não se podia ajuizar correctamente de determinada capacidade sem deixar de olhar para outra. Assim um bocado como fazem os oftalmologistas, que nos tapam um olho para poderem avaliar correctamente a capacidade do outro.
Eu, como nunca tive a sorte de ter as minhas capacidades avaliadas sectorialmente, entrevi que seria devido a tal pecha que não compreendia claramente a situação. E calei-me!
Não fiquei, por isso, surpreendido que fosse depois revelado que, também nas provas de Matemática, podiam existir várias respostas certas. Ainda que, tal como no "Triunfo dos Porcos", algumas fossem mais certas do que outras.
O meu desconhecimento dos "rudimentos das técnicas de avaliação" e a minha ausência de "noções básicas sobre os processos de aprendizagem" impedem-me de perceber como pode ser cotada uma resposta que admite poderem colocar-se 4,5 copos numa prateleira. Felizmente não era pedido para calcular quantos copos caberiam em 2,37 prateleiras...
Comentários
Só que... os problemas matemáticos não são dessa natureza (de efectivação dos resultados), mas apenas de cálculo de resultados. Isto dá "coisas estranhas" como os números irracionais, algo ao contrário do exemplo dos copos, que dás: números reais mas não racionais.
Abraço.