Avançar para o conteúdo principal

Vemo-nos gregos para pagar

O Manel dava voltas e mais voltas na cama, sem conseguir dormir. A Maria, impedida de dormir pelas voltas do marido pergunta-lhe: "Atão Manel, que se passa homem?", "Ai mulher, amanhã vence a letra de 500 contos ao vizinho Alberto e eu não tenho dinheiro para lhe pagar." "Ai, então é isso?", responde-lhe a Maria. "Pera ai que eu já resolvo o problema." A Maria levanta-se e, após alguns minutos, volta decidida: " Vá Manel, já podes dormir descansado!", "Então Maria??!!", "Olha fui bater à porta do vizinho e dizer-lhe que não tens dinheiro para lhe pagar, agora quem não dorme é ele!"

Vale tudo para dobrar a escolha de um povo. A ameaça, a chantagem, a tentativa de suborno. Habituados a yes-men subservientes os DDTs europeus espumam de raiva com os resultados das eleições gregas. Para esta gente a democracia só é válida quando os povos votam de acordo com os seus desejos. Para a corte da Sra Merkel a verdadeira votação é a votação dos "mercados", a expressão da vontade do capital. Para o sr. Constâncio  o mesmo que devia ter estado atento às falcatruas do BPN) o que importa são as agencias de rating e não o resultado das eleições. Já se viu de tudo: a ameaça velada à Grécia, a chantagem aberta - "ou pagam ou lixam-se" - , finalmente a tentativa de sedução: se forem bons meninos, nós damos-vos mais dinheiro e até acabamos com a troika.

Como raio querem que esta gente perceba quando o ministro grego diz que o seu país não quer mais dinheiro? Como é que se atrevem? Merkl, Constâncio e aquele rapaz holandês malcriado - que pelos vistos pertence à escola dos falsificadores de títulos académicos no curriculum - comportam-se como torcionários ás ordens de agiotas. Parece um filme negro de Hollywood. Por isso não posso deixar de simpatizar com os heróis da fita, Tsipras e o seu ministro das Finanças.

Cá pelo burgo o filme transforma-se em farsa. Pouco contente com a desgraça e desgoverno em que tem o país, o nosso PM ainda se julga no direito de classificar as propostas do novo governo grego como "contos de crianças". Se o sr.Tsipras tivesse o nível de elevação de PPC poderia responder-lhe que as politicas do (des)governo PSD/CDS são um romance de Stephen King.

O problema da divida grega é que quem na verdade tem um problema são os credores e não o povo grego. O orçamento da Grécia é hoje, descontando o serviço da dívida, um orçamento superavitário. Dito de outra forma, se a Grécia resolvesse deixar de pagar a vida continuava em Atenas. Possivelmente sem luxos. Mas certamente , pelo menos para a esmagadora maioria do povo, para os desempregados e sem-abrigo, com menos problemas do que hoje. A questão é basicamente a mesma em Portugal e Espanha. Ao contrario do que nos querem fazer crer a crise não foi provocada por gregos, espanhóis ou portugueses. A não ser que a sua culpa tenha sido consumir demasiados produtos produzidos e vendidos pelos vizinhos do norte. Não tivéssemos nós comprados tantos queijos franceses, carros alemães ou telemóveis finlandeses e outro galo cantaria.

Outro problema grego ( visto do ponto de vista da elites dirigentes e do capitalismo especulador ) é a capacidade de contágio da vitória do Syriza a outros países. O caso mais aparente é o de Espanha onde o Podemos se apresenta nas sondagens com embalagem para ganhar.

Este contexto poderia, em principio, facilitar a vida ao PS. Isto se o PS fosse, de facto, uma alternativa. Mas o sr. Costa e seus acólitos têm pressa em demarcar-se não das políticas do PSD/CDS mas sim das propostas do Syriza. Com um PS assim é difícil perceber como quer uma certa "nova" esquerda construir uma plataforma de unidade, ao mesmo tempo que quer rotular o PC e a CDU como os que não querem essa unidade. Fazendo por esquecer que em Portugal as propostas mais aproximadas do Syriza são as do PCP. E que mesmo que em alguns militantes comunistas persista alguma desconfiança, a verdade  é que o PCP nunca foi, é ou será um KKE.

Comentários

grants disse…
O grande problema, no meu ponto de vista não é o Ps desmarcar-se das politicas do Syriza ao invés das do PSD/PP, o ponto escuro de tudo isto é que de facto é um abismo imenso as alternativas que temos em matéria de governação. PSD/PP é a nossa realidade de hoje com os custos que todos sabemos, PS foi realidade à 3 anos e deu no buraco que deu, não se apresentando ainda hoje como uma alternativa credível, sem propostas coerentes nem soluções à vista. Mais á esquerda?!Quem?? não vislumbro alternativas de credibilidade até agora, pode ser que apareça alguma e estou desejando isso...Mas a realidade é dura... vamos , logicamente voltar à alternância de poder, agora é a vez do PS fazer trampa...e nós vamos nisso, ciclicamente, com medo ou preguiça de mudança!Venha daí um Syriza qualquer, sem medo de afrontar, com propostas credíveis e execuíveis, e tenhamos coragem de acabar com a " mama" de quem nos tem (des)governado nos últimos 30 anos...

Mensagens populares deste blogue

Salamaleques

Na semana em que o Raposão apresentou o seu execrando folheto sobre Alentejo e alentejanos, o assunto que mereceu a indignação da nossa educada imprensa foi uma suposta falta de educação de deputadas da "geringonça" - BE, PCP e PEV - que tiveram o supremo atrevimento de não aplaudir o estreante PR. Tamanha falta de cortesia seria então extensível aos alentejanos presentes na apresentação do inefável Raposão. Indiferentes às mais elementares regras de cortesia, atreveram-se a cantar durante o evento, abandonando de seguida a sala. Pessoas bem educadas teriam obviamente assistido até ao fim em silêncio e sublinhado o final com um cortês e respeitoso aplauso. De volta ao Parlamento, e esquecendo o facto de tal ocorrência não ser exatamente novidade ( como, muito bem, sublinha o Vítor Dias aqui ), parece ser entendimento de certas inteligências bem pensantes na nossa "imprensa de referência" que faz parte das funções de deputado bater palmas  no final das interve

Umas coroas para a canalha

Eu juro por todas as alminhas que quando ouvi pela primeira vez a noticia a minha consideração por Teixeira dos Santos subiu em flecha. "Ora aqui está finalmente um valente que se vai atrever a acabar com a chulice dos incontáveis assessores, secretárias de assessores e outras prebendas ligadas aos gabinetes de ministro que vivem à tripa forra à custa do Orçamento". Isto era eu a pensar - "I should have known better!" Ministro das Finanças classifica remunerações de presidentes de junta como “money for the boys” - Política - PUBLICO.PT